top of page

DISCO "JK EM SERENATA"

O disco em vinil “JK em Serenata” foi realizado pela Bemol (gravadora de Belo Horizonte-MG) em 1967 e lançado em 1968.  O LP é composto de nove músicas, sendo a primeira faixa uma mensagem de Juscelino Kubitschek à comunidade seresteira, e as demais canções cantadas pelo grupo de seresta “Folclore Diamantinense”.

A proposta de gravar o disco, feita a Juscelino Kubitschek por seu amigo e ex-secretário Serafim Jardim, foi prontamente aceita. Segundo Serafim, dado o momento político desfavorável a Juscelino, um agente da censura teria sugerido que o LP não fosse distribuído às lojas, motivo pelo qual teriam sido contratados vendedores para oferecê-lo de porta em porta. Segundo a Comissão da Verdade de Minas Gerais, um vendedor teria oferecido o disco a um coronel do Exército em Brasília, que o confiscou e “interditou a gravadora, levando o estoque lá existente da peça, um acetato subversivo” (COVEMG –Comissão da Verdade De Minas Gerais Disponível em: http://www.comissaodaverdade.mg.gov.br/handle/123456789/532

Ainda de acordo com a Comissão da Verdade, a gravadora Bemol, dirigida por Dirceu Cheib, foi censurada pelo AI-5 – o Ato Institucional número cinco – durante a ditadura civil-militar, de modo que o disco ficou no esquecimento, colocando fim ao que seria o primeiro grande sucesso da gravadora.

Ficha Técnica: 

GRUPO DE SERESTA: Violão: Sandoval Alves, Raimundo Proença e José L. Figueiredo/ Cavaquinho: José Raimundo Reis -- Clarineta: Hamilton Pereira /Flauta: Boanerges Meira / Vozes: Yonne Lopes, Fabiano Pimenta, Terezinha Lopes, Antônio Leite, Jarina Mandacaru, Danilo Faria, Juracy Baracho, Jayme de Moraes, Maria Lúcia de Azevedo, José Maria Bacelar e Geralda Nascimento/.

Direção: Yonne Lopes e Crisantino Dionísio Gomes/.

Supervisão: Serafim de Melo Jardim/.

Gravadora: BEMOL, Belo Horizonte. 1967.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 SERESTA DIAMANTINENSE:criação de uma  biblioteca digital. Todos direitos reservados.
TERMOS DE USO:
O acervo da Biblioteca digital:  Seresta Diamantinense reivindica a propriedade de todo o conteúdo e imagens apresentados. Os Textos postados e com autores identificados serão sempre creditados aos seus proprietários. Quanto àqueles de minha autoria possuem direitos reservados. Sendo proibida sua utilização sem definida referência configurado em crime previsto no artigo 184  da lei  9.610, de 1998, Código Penal trata do plágio, trazendo a seguinte redação: "Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena - detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa".
Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page