top of page
partitura.JPG

ARQUIVOS  DE PARTITURAS

Foto: Tatielly,R.2021

São oito as partituras transcritas do álbum "JK em Serenata" de 1968. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Tatielly Rocha e revisado pelos professores de música  Felipe Mateus e Helder Fernandes Fonseca.

RECORDA-TE MIM

Compositora: Marina Higina

A canção foi composta, por Marina Higina, natural de Diamantina.O texto faz parte do conjunto de poesias intitulado
“O BUREL” ( ZÉLIA MIRANDA,2021).

É A TI FLÔR DO CÉU

Compositores: Teodomiro Pereira e Modesto Antônio Ferreira 

Música composta por Teodomiro Pereira e Modesto Antônio Ferreira. O compositor Teodomiro Pereira era professor de música em Diamantina. Sobre Modesto Antônio não encontramos informações. A canção foi composta inspirada em um amor platônico. Há outras especulações de que a canção teria sido encomendada por um grupo de seresta de Montes Claros. Não se sabe ao certo qual é a verdadeira versão, mas fato é que a canção se tornou um clássico nas serestas do Brasil. (ROCHA, 2008).

MEIGA VIRGEM

Compositor: Folclore diamantinense (anônimo)

A canção “Meiga Virgem” é de autor desconhecido e se popularizou pelos grupos de seresta do folclore diamantinenses. A canção retrata a idealização da mulher construída pelo imaginário masculino e da sua sexualidade como característica do sentimento. Tem a submissão feminina como um dos aspectos principais. Nesse repertório, as mulheres não cantam os seus sentimentos, eles são demonstrados através da ótica masculina.(ROCHA, 2008).

 A SEMPRE VIVA

Compositor: França Júnior

 A canção faz parte da crônica “O cantor de Serenatas” elaborado por França Júnior em 1926.(TINHORÃO,1976).

VARRER-TE DA MEMÓRIA

Compositor: Xisto Bahia

A música inicialmente era intitulada “Quis debalde varrer-te da memória”. Trata-se de uma canção do romantismo literário do século XVIII composta por Xisto Bahia (TINHORÃO,1976).

ELVIRA ESCUTA

Compositor: José Marcelo de Andrade

A canção foi composta em 1870, por João Marcelo de Andrade, no Rio de Janeiro e se refere a um amor não correspondido. A música foi regravada em nova versão com nome de “Lausina” (SIQUEIRA,1956).

IMPOSSÍVEL

 Compositora: Marina Higina

A canção foi composta, por Marina Higina, natural de Diamantina. A letra faz parte do conjunto de poesias intitulado
“O Burel”( ZÉLIA MIRANDA, 2021).

POUT -POURRI

 De Domínio Público

Reunindo canções e coretos  típicos diamantinenses, este pout-pourri foi montado pelo grupo “Diamantina em Serenata”, formado em Belo Horizonte no inicio da década de 1980, reunindo naturais daquela e outras cidades mineiras (JARDIM, 1998).

LETRAS DAS  CANÇÕES

Reunião de todas as canções dos "discos JK em Serenata", "Diamantina em Serenata" e Cd "Seresta para Nonô".

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 SERESTA DIAMANTINENSE:criação de uma  biblioteca digital. Todos direitos reservados.
TERMOS DE USO:
O acervo da Biblioteca digital:  Seresta Diamantinense reivindica a propriedade de todo o conteúdo e imagens apresentados. Os Textos postados e com autores identificados serão sempre creditados aos seus proprietários. Quanto àqueles de minha autoria possuem direitos reservados. Sendo proibida sua utilização sem definida referência configurado em crime previsto no artigo 184  da lei  9.610, de 1998, Código Penal trata do plágio, trazendo a seguinte redação: "Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena - detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa".
Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page